Um pouquinho de tudo que eu gosto...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Usina de Itaipu - Foz do Iguaçu Parte II

Atração à parte para quem vai a Foz Iguaçú é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior usina geradora de energia do mundo chama a atenção de aqualquer turista. Fizemos o Circuito Especial, que nos permitiu conhecer o interior da barragem. Com duração aproximada de 2 horas e meia o roteiro tem sete etapas (em todas elas é permitido fotografar e filmar:


1ª parada – Estação Mirante Central: O visitante tem a visão panorâmica da barragem e do vertedouro.

href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8TTqDmqG3n2kh4Z2JZARelZQZqFK5Q2QgkodqY57eAYcgziVkbHDv5waQ0suEw3uLmhhyBsZVkjXIAtYywd2s5-9RFhkLLpwnAPBm36uNxecIfzzvngU_qeCtjjwUp0gKbc3tyyCvCo5P/s1600/DSC09206.JPG"> 2ª parada – Estação Barragem de Concreto: No alto da barragem onde estão localizadas as comportas de captação de água para as unidades geradoras, tem-se uma visão privilegiada do reservatório da usina e do Rio Paraná, que segue seu curso.

3ª parada – Estação Catedral: Já no interior da barragem, o visitante descobre a arquitetura côncava, similar a de uma catedral. Passa, ainda, ao lado de condutos (enormes “tubos” brancos) por onde escoam até 700 mil litros de água por segundo, ou metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles. E conhece o antigo leito do Rio Paraná.

4ª parada – Estação Edifício da Produção: Neste edifício estão os equipamentos que mantêm a usina em operação, inclusive as unidades geradoras. Os visitantes têm a oportunidade de observar o eixo de uma turbina em atividade.

5ª parada – Estação Sala de Comando Central: Aos olhos do visitante, técnicos controlam a operação da usina por meio de computadores e painéis eletrônicos. Uma faixa amarela no chão da sala representa a fronteira entre Brasil e Paraguai. A divisão é apenas simbólica, já que a usina pertence aos dois países.

6ª parada – Estação Canal de Fuga : Deste ponto, observa-se a água que passou pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.

E 7ª parada – Estação Galeria: Trabalhadores que andam de bicicleta ou carrinhos elétricos dão a dimensão dessa galeria, que possui 1 km de extensão. Pode-se visualizar as tampas das 20 unidades geradoras.


Nenhum comentário:

Deixe seu comentário! Sua opinião é importante!

Se preferir, mande um e-mail pra mim que responderei com todo prazer: angelcambraia@yahoo.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...